As vantagens desse ingrediente vão muito além da alimentação, sendo útil inclusive para os cuidados com a beleza.

Os tratamentos para pele e cabelos, embora reflitam na estética, são fundamentais para a saúde e qualidade de vida, já que o corpo humano é um sistema complexo e precisa estar em equilíbrio.

A Vida Saudável te conta como incluir o óleo de coco na rotina de cuidados com a beleza

O óleo de coco é conhecido por agregar saúde quando utilizado na alimentação. Substituto perfeito para os azeites tradicionalmente usados no preparo de muitos alimentos, sabe-se que ajuda a melhorar a imunidade, combate a obesidade, fornece energia e melhora a disposição.

Com tantos benefícios, o óleo de coco não possui contraindicações e combina com qualquer tipo de receita, seja salgada ou doce. Contudo, as vantagens desse ingrediente vão muito além da alimentação, sendo útil inclusive para os cuidados com a beleza.

Ficou surpresa/o? Então leia o post completo e descubra as maravilhas dessa especiaria.

  • Hidratação: no inverno, nossa pele costuma ficar mais seca devido à baixa umidade do ar e alta temperatura dos banhos. O óleo de coco extravirgem ajuda a hidratar e recuperar as áreas ressecadas.Ele pode ser usado para nutrir as regiões dos lábios, braços, pernas, cotovelos e pés.

Como usar: aplique uma pequena quantidade de óleo de coco sobre pele limpa e levemente úmida, massageando a seguir. Não é necessário enxaguar.

  • Umectação capilar: para que os cabelos estejam saudáveis, eles precisam estar nutridos e hidratados, e o óleo de coco ajuda nesse processo.

Como usar: misture 1/2 colher de chá do óleo para 1 colher de sopa de sua máscara de hidratação preferida.Aplique nos cabelos em pequenas mechas. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem. Repita o procedimento 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

  • Retirar a maquiagem:o óleo de coco extravirgem é um ótimo demaquilante, pois limpa ao mesmo tempo que renova a pele.

Como usar: retire a maquiagem do rosto e olhos com um algodão levemente umedecido com óleo de coco.

  • Higiene íntima:o óleo de coco contribui com os cuidados da região íntima.É 100% puro e contém lipídios benéficos para o tecido íntimo,além de nutrientes e propriedades anti-inflamatórias.

Como usar: aplique uma pequena quantidade de óleo de coco em toda a região íntimo após o banho. Não é necessário enxaguar.

Importante: consulte seu médico antes de utilizar o produto diretamente aplicado à pele e regiões íntimas.

O óleo de coco é útil somente nos tratamentos de beleza femininos?

Não mesmo! Esse óleo poderoso também pode ajudar a hidratar a pele dos homens. Após se barbear, retire toda a espuma e resquícios de pelos. Seque o rosto com uma toalha macia e aplique uma pequena quantidade de óleo de coco extravirgem, espalhe e massageie a região.

Saiba como conservar o óleo de coco para fins estéticos

O produto deve ser armazenado em um pote de vidro devidamente higienizado e esterilizado. Guarde-o em local fresco e arejado, ao abrigo da luz do sol, calor e umidade.

Evite colocar a mão diretamente dentro do pote. Use um utensílio limpo para manusear o óleo.

Mantenha a tampa bem fechada e não coloque no micro-ondas. Caso óleo solidifique ou endureça, aqueça o pote em banho-maria até amolecer.

Não é só uma questão de estética

Cuidar da pele e dos cabelos não é uma questão puramente estética. Os tratamentos para essas regiões do corpo, embora reflitam na beleza, são fundamentais para a saúde e qualidade de vida, já que o corpo humano é um sistema complexo e precisa estar em equilíbrio.

Você sabia desses benefícios do óleo de coco? Conta pra gente se existe alguma outra forma de usá-lo que você costuma adotar em suas rotinas de cuidados pessoais!