Benefícios de dormir bem perpassam pela redução do estresse até a melhor do humor e da autoestima.

A ABSono (Associação Brasileira do Sono) aponta que um adulto não deve dormir menos de 7 horas por noite. Além disso, é importante observar o horário em que o sono inicia, o qual não deve ultrapassar as dez da noite.

Noites de sono com qualidade trazem diversos benefícios à saúde. 

Mas afinal quais são os benefícios de dormir bem?

Dentre as principais vantagens de um sono de qualidade, destacam-se:

  • Redução do estresse;
  • Manutenção de uma dieta saudável;
  • Melhora do humor e da autoestima;
  • Melhora da memória e do raciocínio;
  • Rejuvenescimento da pele.

Contudo, dormir mal figura entre os principais problemas da sociedade atual. Estima-se que cerca de 45% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio de sono. A ABSono dedica-se a pesquisar sobre o assunto, promover ações de prevenção e conscientização, além de alertar a população sobre os riscos de dormir mal. De acordo com a instituição, a duração do sono varia conforme a faixa etária do indivíduo, mas um adulto não deve dormir menos de 7 horas. 

Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que noites mal dormidas afetam muito a qualidade de vida das pessoas e que cerca de 40% da população mundial sofre com um ou mais distúrbios do sono, tais como insônia, apneia, sonolência excessiva diurna, narcolepsia, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas e bruxismo.

E como tratar o problema?

Não é nada incomum ver pessoas se “entupindo” de remédios para dormir, medicamentos de uso controlado e que rapidamente viciam. Mas também se sabe que essa não é a melhor solução, tão pouco a mais saudável.

Melhor mesmo é prevenir-se desses problemas, realizando a chamada higiene do sono:

  • Tenha horários habituais para dormir e acordar;
  • Desligue-se dos eletrônicos, pelo menos, meia hora antes de deitar;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Limite o uso de cafeína, o que inclui reduzir o consumo de café, alguns chás e refrigerantes e chimarrão;
  • Na hora de dormir, mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura moderada; 
  • Não trabalhe na cama;
  • Evite sonecas superiores a 30 minutos ao longo do dia;
  • Não leve o estresse para a cama. Para evitar isso, aposte em meditações.

Essas ações ajudarão muito a regular seu sono e você dormirá muito melhor. Contudo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já liberou, no Brasil, a comercialização da Melatonina, o hormônio do sono, um recurso natural e muito mais saudável do que as medicações de uso controlado. Saiba mais sobre esse suplemento:

Melatonina é uma das principais responsáveis pelo ciclo biológico como corpo humano. O hormônio induz as modificações necessárias para o repouso, como sono, jejum e redução da atividade cardiovascular, da pressão, da frequência cardíaca e até da temperatura corpórea. É ele quem avisa o corpo que já é noite.

Os benefícios em usar o suplemento se referem ao fato de que a substância contribui para a indução do sono e promoção do estado de sono profundo. Além disso, a melatonina não traz os malefícios que as medicações controladas oferecem à saúde.

O uso da melatonina deve se dar conforme a necessidade, como suplementação e administrada via oral, cerca de 15 minutos antes de dormir. Está permitida a comercialização para pessoas acima dos 19 anos de idade. 

Quer saber as apresentações de melatonina que nós temos aqui em nossa loja? Consulte o nosso catálogo