O mês das crianças ainda não acabou e por isso nada mais interessante do que falar sobre nutrição infantil. Atualmente, o aumento da obesidade infantil é um motivo de preocupação em muitas casas do mundo inteiro e se dá principalmente por hábitos alimentares inadequados aliados ao sedentarismo. É muito comum percebermos que as crianças ficam muito tempo expostas aos eletrônicos, não praticam atividades físicas e consomem várias vezes na semana alimentos de pacote, os famosos industrializados ou ultraprocessados. 

Quando falamos em nutrição infantil e como as famílias podem ajudar a criar hábitos mais saudáveis dentro de casa, costumo dizer: comece por você. As crianças também aprendem por imitação e observação de como as pessoas ao seu redor se alimentam, então se os familiares não têm uma alimentação nutritiva, muito dificilmente a criança terá conforme for crescendo. Os pais têm o papel de modelar o ambiente e garantir a oferta de diversidade de alimentos saudáveis, enquanto as crianças decidem o que vão comer dentro do que é oferecido.

Algumas dicas para a alimentação:

-Ensinem e respeitem os sinais de fome e saciedade dos filhos desde pequenos. Comer bem não é raspar o prato! Comer bem é comer o suficiente

Jamais force o seu filho a comer. Esta ação é prejudicial e gera experiências negativas da criança com a alimentação. 

-Deixe a fruteira disponível, na altura da criança para que ela se familiarize com aqueles alimentos desde sempre. 

-Convide a família toda para cozinhar junto! Quando a criança cozinha, ela se desenvolve se forma integral e se aproxima dos alimentos. 

-Lembre-se que um mesmo alimento pode ser preparado de diversas formas, portanto, persista, ofereça uma alimentação nutritiva e divertida para a sua família. 

Tenham rotina e estabeleçam faixas de horário para as refeições.

Descasque mais, desembale menos, sempre! Quando cozinhamos, sabemos o que estamos comendo e não colocamos a saúde da nossa família nas mãos da indústria. Quanto mais comida de verdade, frutas e preparações caseiras, melhor. Fuja de alimentos de pacote.

Montem pratos coloridos durante as refeições principais como almoço e jantar, quanto mais cores, mais nutrientes no prato. E vale para a família toda hein?

Criança precisa de amor, cuidado e comida de verdade.

E que tal levar as crianças para a cozinha neste dia das crianças? Vamos fazer panquecas coloridas?

🌈PANQUECAS COLORIDAS🌈

Ingredientes:

1 ovo

1 xícara de chá de farinha de trigo integral ou 1/2 branca + 1/2 integral

1/2 xícara de leite ou leite vegetal

1 colher rasa de sal

Orégano a gosto

1 xícara de chá de espinafre cru ou beterraba ou cenoura (podem ser crus ou cozidos)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Unte a frigideira e adicione uma concha da massa, depois de cozida de um lado vire o outro.

DICA: Adicionar um pouco de farelo de aveia ou flocos de aveia nas farinhas para tornar mais nutritivo!

Sugestões de recheios: carne moída com molho de tomate, frango desfiado com requeijão, legumes cremosos picadinhos. 

Com carinho, 

Nutricionista Joana Veppo CRN2 15702D