
Todo o inverno é igual. O tempo esfria e a mesa fica cheia de comidas gostosas, sopas, chocolates, fondues, pipocas, vinhos, feijoadas, etc.
O que precisamos é escolher melhor os alimentos e suas combinações,utilizá-los em uma versão mais leve,com menos gordura por exemplo.
Acredito na reeducação e mudança de comportamento alimentar do indivíduo,buscando uma melhor relação com a comida. Uma boa alimentação de qualidade,com as escolhas corretas e principalmente com a sua maior parte composta por ingredientes naturais,podem prevenir doenças.
O segredo do sucesso para uma alimentação saudável está no equílibrio alimentar. Por uma nutrição mais gentil,humanizada e acolhedora. Menos terrorismo nutricional e mais comida de verdade.
Alimentos DIET & LIGHT
Diet: São aqueles alimentos ou bebidas nos quais foram retirados um ou mais componentes, como sal, açúcar e/ou gordura. Em grande parte, podem ou não conter açúcar. São indicados para o indivíduo diabético ou que necessita restringir o açúcar.
Light: São aqueles nos quais foram reduzidos de um ou mais componentes,como sal,açúcar e/ou gordura. Podem ou não conter açúcar.
Importante: consulte um nutricionista sobre o que pode consumir, suas quantidades e se você necessita tais tipos de alimentos.
Dicas:
- Observe horários das refeições, não deixe de fazer refeições ou lanches intermediários, faça de 4 a 6 refeições;
- Concentre-se o seu comportamento em relação à alimentação e não somente ao peso;
- Estabeleça objetivos realistas para seu programa de perda de reeducação alimentar, evite ter pressa para atingir teus objetivos;
- Lembre-se sempre: o objetivo principal do tratamento é a mudança de estilo de vida. Os antigos hábitos contribuíram para a tua má alimentação;
- Não “belisque” entre as refeições;
- Mastigue bem e lentamente os alimentos para auxiliar na digestão, e dar sensação de saciedade;
- Tome bastante água. Para saber a sua quantidade ideal, multiplicar o teu peso atual por 35ml. O resultado será quanto você deveria ingerir de água por dia.
- Varie os tipos de alimentos e as preparações para evitar a monotonia alimentar;
- Se for utilizar açúcar em alguma preparação, prefira: mascavo, demerara, orgânico ou de coco. Se optar por adoçantes: stevia ou xilitol, mas com moderação;
- Dê preferência a carnes magras(patinho, coxão mole e coxão duro), retirando a gordura visível antes e depois de cozinhar, inclusive a pele da galinha. Faça carnes refogadas, grelhadas ou assadas no forno;
- Evite frituras, maionese e molhos prontos;
- Use frutas frescas da época, como opções de sobremesa; As frutas cítricas são uma boa pedida.
- Prefira os alimentos integrais, contém mais fibras e fornecem mais saciedade;
- Mantenha exercícios físicos regularmente;
- Prefira óleos vegetais tais como: gergelim, girassol, oliva extravirgem, linhaça, castanha do Pará, de boa qualidade;
- Alimentar-se em local adequado (não coma em pé, andando, lendo, escrevendo ou vendo tv); No momento das refeições, pratique a atenção plena. Coma devagar, sinta o sabor dos alimentos e sua textura, observe suas cores e sinta o aroma.
- Procure fazer as compras quando não estiver com fome; Faça uma refeição antes de ir ao mercado. Fazer uma lista do que você realmente precisa já facilita bastante e também evita comprar o desnecessário;
- Leia os rótulos – procure conhecer o valor calórico mas também a sua composição(gorduras, açúcares, sódio, carboidratos, proteínas, fibras, por exemplo). Se tiver dúvidas consulte um nutricionista ou entre em contato com o fabricante.
Nutricionista & Personal Diet
Particular & Convênios
CRN 6216 | 51 99651.9069