A máxima que afirma que tudo que é bom custa mais caro não é uma lenda. Entenda por quê.

Dados da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), de 2020, apontam que a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no Brasil. A pesquisa ainda garante que isso se deve à preocupação com a saúde.

Estamos na era da alimentação saudável e sustentável. Isso significa que as pessoas estão se preocupando mais com a saúde e com os impactos que nossos resíduos geram ao planeta.

Os produtos orgânicos são ótimas opções para quem deseja aderir ao consumo consciente. Entretanto, não raro as pessoas reclamam dos preços desses ingredientes. Mas você sabe por quê um alimento orgânico custa mais do que um de produção convencional?

A máxima que afirma que tudo que é bom custa mais caro não é uma lenda. Quanto mais qualidade se oferece, mais rigorosos são os processos produtivos e mais caras as certificações necessárias.

Entendendo os orgânicos

Muita gente se queixa dos preços dos produtos orgânicos, mas nem sequer entende o que isso significa, na prática. Para que um alimento possa ser comercializado como orgânico, não basta ser isento de agrotóxicos. É preciso conter o Selo de Certificação fornecido pelos órgãos competentes.

Para assegurar sua qualidade e veracidade, o Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)controla e fiscaliza os orgânicos desde sua produção até a comercialização. Para a aquisição da certificação de orgânico, algumas regras de produção devem ser atendidas:

  • A produção deve respeitar o meio ambiente;
  • É preciso primar pela qualidade do produto;
  • A produção não pode utilizar agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos;
  • Os produtos não podem causar nenhum dano à saúde.

Atender a todos esses aspectos gera altos custos que, naturalmente, acabam sendo repassados ao consumidor. Os cuidados com cada detalhe, a grande demanda por mão de obra especializada e produção em baixa quantidade são algumas das razões que elevam os preços dos orgânicos.

Quanto custa a sua saúde?

É verdade que os preços dos produtos orgânicos são mais altos do que os convencionais. Contudo, os benefícios que eles trazem, em contrapartida, ao consumo de itens com pesticidas ou fertilizantes sintéticos, altos teores de sódio, conservantes e gorduras fazem a diferença valer a pena.

Essas questões devem nos conscientizar sobre a mudança de hábitos, adotando o uso de orgânicos que, embora custem um pouco mais na conta do supermercado, reduzem os custos nas farmácias e clínicas médicas. Ainda, vale ressaltar os danos ao meio ambiente causados pela produção que utiliza esses compostos químicos prejudiciais, tais como deterioração dos solos, morte de espécies animais e vegetais, além da poluição do ar e das águas.

Ainda, é inegável que os produtos orgânicos, por serem mais naturais, são muito mais saborosos e nutritivos. 

Por fim, cabe uma última ressalva sobre os orgânicos: em sua grande maioria, eles são provenientes de pequenos produtores. Dessa forma, consumir esses alimentos também contribui com a economia, já que o Brasil é um país muito impulsionado pela agricultura.

Você consome orgânicos? A Vida Saudável, sempre pensando em oferecer o melhor em alimentação saudável, tem uma linha de orgânicos, com chás, queijos vegetais, vinagre de maçã e outros. Toque aqui e consulte nosso catálogo.