
Hoje o mundo celebra o Dia Mundial do Diabetes. No Brasil, a doença atinge 9 milhões de pessoas, o correspondente a 6% da nossa população. Esses números são assustadores e tem como explicação a mudança nos hábitos alimentares e a rotina cada vez mais acelerada, o que faz com que a nossa alimentação seja deixada em segundo plano. Você sabe identificar a doença? Saiba mais:
Tipos: existem 3 tipos da doença.
– O Tipo 1 geralmente se manifesta na infância ou adolescência, ele ocorre pela má produção da insulina pelo pâncreas.
– O Tipo 2 atinge em maioria, pessoas acima dos 40 anos acontece devido à resistência das células a insulina.
– Há também o Diabetes gestacional, que na maioria das vezes é decorrente do aumento de peso em excesso da mãe, durante a gestação.
Sintomas e Diagnóstico
Geralmente o exame de sangue é capaz de detectar a alta glicemia. Com exames mais aprofundados é possível diagnosticar facilmente o problema.
Tratamento
Infelizmente ainda não há cura para a doença, mas o controle constante da glicemia, bem como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, garantem muita qualidade de vida aos que convivem com ela.
Prevenção
O excesso de peso, sedentarismo, alimentação desregrada, alcoolismo e o estresse, são fatores de risco para o surgimento da doença. Manter uma vida equilibrada irá prevenir o surgimento dessa e de muitas doenças. Cuide-se!